Buscando auxílio no Deus que nos ajuda e nos consola

Felipe Quirino
28 jul, 2024

São tantas perguntas que nos cercam quando refletimos sobre a oração em todos os seus aspectos. O Salmo 86 é uma oração de Davi na qual ele busca auxílio em Deus.

Do verso 1 ao verso 7 Davi coloca diante de Deus vários pedidos: inclina os ouvidos, responde-me, preserva a minha alma, compadece-te de mim, alegra a alma do teu servo, escuta a minha oração.

Nesse momento, ele está buscando em Deus ajuda. Mas é interessante notar que ele sabe muito bem em quem está buscando refúgio e consolação; ele sabe muito bem a quem está direcionando suas petições; ele realmente conhece a Deus.

Aprendemos com esse salmo, dentre outras coisas, que devemos conhecer o nosso Deus por meio de sua palavra, andando com ele, e sendo por ele exortado, corrigido, purificado, ensinado e capacitado. A partir de então, passaremos a nos conhecer e ver que dependemos totalmente de Deus.

Saberemos também que somente ele é fiel, bondoso, gracioso e misericordioso, sendo o único capaz de nos ajudar e consolar. (v.17).

Será que nós conhecemos realmente a Deus? Será que sabemos a quem direcionamos nossas petições? Será que, realmente, conhecemos aquele em quem buscamos refúgio e consolação?

Busquemos conhecer constantemente esse Deus (Os 6.3) para que nele descansemos sabendo que ele pronta e amorosamente nos atenderá concedendo-nos socorro nas tribulações, ajuda nos momentos críticos de nossas vidas, consolo diante da realidade do pecado.