Viva a esperança

Felipe Quirino
31 ago, 2024

Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança. (1 Pedro 1:3)

No último domingo, fomos abençoados pela pregação da Palavra de Deus. Consideramos a glória de Cristo, pois todas as coisas convergem para ele e, também, porque somos guiados à vontade de Deus através de dele. Nosso Senhor é glorioso! Que verdade bendita!

Sua glória vem a nós por meio da Palavra revelada e ficamos impactados, ao mesmo tempo em que somos consolados. O cristão é levado a almejar o céu e a vida eterna, todas as vezes que considera os termos de sua salvação.

Ao longo desta semana, fui lembrado da maneira como o apóstolo Pedro sobre a amplitude da salvação preparada e revelada aos santos de Deus.

A salvação é concedida por Deus, mediante Jesus (vv. 3,5). Assim, como ela é executada e aplicada pelo Senhor, o cristão é grandemente consolado, pois todos os elementos necessários para a salvação estão reservados em Deus e não nos homens.

Então, Pedro bendiz nosso redentor, que regenerou seu povo (v.3) e guarda seus filhos até o último tempo (v.5). Tais afirmações nos mostram como a obra de salvação preenche passado, presente e futuro.

Observe o que o texto diz: Deus regenerou, segundo sua muita misericórdia; os regenerados são guardados pelo poder dele; o Senhor revelará, no último tempo, a salvação de maneira final.

Os filhos de Deus são regenerados para uma esperança viva, pois Cristo morreu e ressuscitou dentre os mortos. Logo, crer em Jesus compreende a crença na vitória sobre a morte, a qual é o salário do pecado.

Eles, também, são regenerados para uma herança, reservada nos céus. Essa herança é incorruptível, evidentemente pelo fato de estar reservada onde não há pecado. Ela é reservada para aqueles que são guardados continuamente.

Viva esperança e herança incorruptível são bênçãos que consolam o crente, dando-lhe a certeza de que, em um determinado tempo, foi regenerado e, a partir de então, vive a regeneração no tempo presente, enquanto aguarda a revelação final de sua salvação, alcançando, enfim, a herança que sempre esteve bem guardada nos céus.

Como é revigorante considerar a salvação da maneira como ela está revelada na Palavra. São verdades que enchem o coração do cristão de motivação para viver o tempo presente e, ao mesmo tempo, o revigora com a esperança do que está por vir.

Cristão! Louve ao Senhor pela salvação que ele operou em seu viver. Não tenha medo do tempo presente, pois você é guardado pelo poder de Deus. Pense no céu como uma certeza infalível e inviolável, tendo em mente que aquele que fez a promessa é fiel para cumprir.