Busque o Conhecimento

Felipe Quirino
2 jun, 2024

Pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude. (2 Pe 1.3)

A busca pelo conhecimento sempre foi uma intenção humana. A história de todas as coisas começa com o relato de Deus revelando-se ao homem e este, desejou ter algum conhecimento à parte do Senhor.

Em nosso tempo, o conhecimento é buscado com variadas motivações, a saber: conhecer a si mesmo e, assim, solucionar angústias e dilemas; aquisição de certificados para progresso no trabalho, ou até mesmo para uma colocação de emprego.

A possibilidade de membros de igreja e pastores estarem envoltos numa dinâmica mundana de busca pelo conhecimento é grande. Portanto, reflitamos sobre alguns aspectos bíblicos acerca do verdadeiro conhecimento.

No texto citado acima, o apóstolo Pedro define o conhecimento como um elemento concedido por Deus e que deve ser associado às virtudes concedidas também por ele, as quais juntas levam o crente ao crescimento espiritual e frutífero. Todas as coisas que produzem um conhecimento completo sobre Cristo e que levam à uma vida piedosa, foram doadas por Deus. Assim também, todas as promessas com o objetivo de tornar-nos co-participantes da natureza divina e livres da corrupção do mundo. A vida cristã frutífera e piedosa depende do plano conhecimento de Jesus Cristo (Jo 17.3; Fp 3.8-11).

Ainda que tenhamos pastores cultos e sejamos uma igreja culta, não podemos nos esquecer de que o conhecimento de Deus é mais precioso do que todas as coisas, sendo o alvo de nossa vida, o alimento para nossa alma, o vigor para nossa fé, a fonte de toda a riqueza.

Temos plenas condições de servir a Deus de maneira digna porque ele nos deu acesso ao seu conhecimento, através da fé em Cristo Jesus. A partir disso, podemos crescer e crescer (Hb 5.11-14; 2Ts 2.13-15).

Uma vez que, com diligência, buscarmos o aumento dessas virtudes, confirmaremos nossa vocação e eleição; também evitaremos os tropeços, supriremos nossa entrada no reino eterno que já está garantida pelo Sangue de Cristo (2Pe 3.17).

Somos desafiados a buscar em Deus o aprimoramento necessário para uma vida frutífera diante dele.

O Senhor nos deu tudo aquilo de que precisamos para tornarmo-nos crentes mais fortes e que manifestam com clareza e eficácia as virtudes cristãs; seja para os de perto, isto é, os da família da fé, seja para os de longe.